quinta-feira, 24 de maio de 2012

Solonópole comemora resultados positivos na educação


A Educação do município de Solonópole no certame cearense nos últimos tempos obtido vários resultados positivos, compromisso da atual gestão que tem mostrado compromisso com o alunado Solonopolense.

Conversamos com Mônica Bezerra de Lima “representante do município de Solonópole como projeto piloto porque tivemos um crescimento considerável nos resultados, onde as aulas serão filmadas para serem vistas por outros municípios. Foram varias as escolas, o crescimento é homogêneo, porque as ações pedagógicas. São as mesmas onde existe a parceria da Crede com a formação do EVE formação com as editoras, o município dar formações do 1º ao 5º ano que são feitas mensalmente, além do projeto professor alfabetizador com as crianças que tem dificuldades. A faixa etária dessas crianças é entre 6 e 10 anos, as turmas que participam desse projeto, são as turmas do 1º ao 5º num total de 1224 alunos. E a proficiência do nosso município referente a 2009 nós tínhamos 170 e em 2010 nós crescemos para 250,2. Porque agora há um trabalho de pesquisa e o professor se ver como um pesquisador, ele faz diagnostico compreende com clareza onde esta dificuldade do aluno e aplica a intervenção. Esta sendo usado uma grande revolução no processo de ensino, onde teoria e pratica estão sendo vivenciados como nunca tinha sido.
Primeiro, o resultado vem como foco de gestão, focados em resultados de aprendizagem. E é a gestão que possibilita para que as coisas aconteçam. Todas as escolas tem laboratórios de informática, data show, maquina de xérox recursos que contribuem para aprendizagem. O compromisso dos núcleos gestores, professores comprometidos com o ensino aprendizagem. E não poderia deixar de agradecer o total apoio que temos do nosso prefeito Dr. Antonio Valterno Nogueira Pinheiro e da secretaria da educação Maria Alboina Pinheiro Paulo. O que se precisa para fazer uma educação de qualidade, eles estão disponíveis para contribuir.

Conversamos com o aluno Jardel do Nascimento Araujo, ele tem 10 anos, residente no Distrito de Assunção. Sgundo Jardel “Olá meu nome é Jardel aluno do 5º ano da Escola de Pedro Afrodisio onde vivenciamos diversos tipos de atividades importantes para meu crescimento entre elas destaco: operações no ábaco; jogos matemáticos diversificados; jogos on-line; atividade PAIC +; simulados escritos e on-line.

A professora Ana Mirtes Lopes da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Afrodisio Nogueira também nos concedeu entrevista e falou da valorização do professor-alunos bem como todos os setores na secretaria de educação municipal “Meu nome é Ana Mirtes professora do 5º ano de matemática da Escola Pedro Afrodisio Nogueira do Distrito de Assunção município de Solonópole. O sucesso dessa turma se deu com a continuidade de um trabalho que vem da alfabetização das crianças na idade certa, no qual esta é a primeira turma do segundo ano a ser premiada com o projeto do PAIC. Então as ações desenvolvidas em 2011: primeiramente acompanhamento do núcleo gestor, o apoio da secretaría municipal, trabalhar de acordo com o nível da aprendizagem dos alunos. Os alunos com deficiência têm um projeto do alfabetizador pra dar este suporte. Fui procurado também trabalhar com materiais concretos, desafios, trabalhando as operações, sites educativos como nossa escola e escola games, portal do professor e também desenvolvendo simulado do estado, tanto escrito como on-line. Outro fator muito importante que tem sido repassado para os professores é as formações que tem dado um suporte e um apoio no nosso trabalho. Então agradecemos a nossa secretaria Alboina Pinheiro por todo este apoio e também no distrito de assunção estamos muito felizes porque fomos beneficiados com a escola Padrão MEC dando suporte a todas as necessidades.

Continuidade de um trabalho que vem alfabetizando as crianças na idade certa.No qual foi a primeira turma do município a ser premiada como o projeto do PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa.



Paulo Cesário de Souza é o Diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental (EEIE) Pedro Afrodisio Nogueira, Fica na Rua do Comercio, S/N, Centro, Distrito de Assunção Solonópole-Ceará. 88-3518-2086 orelhão.

Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário