segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conselheiros do Comdica tomam posse

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (24), no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para a gestão 2012-2014. Esteve presente no evento a Coordenadora e Psicóloga do CRAS Dra. Karine Braga da Cunha.

Aline Dantas Secretaria Executiva do Comdica falou que foram convidadas representantes de todas as escolas, mas só compareceu Helia Maria da Escola José Oster Machado, na seqüência fez a leitura da antiga portaria.

A Secretaria de Ação Social Cleide Nunes “Sabemos da importância do Conselho da criança e do adolescente não só para o nosso município, mas para todos os municípios. E que o papel do conselheiro não é fácil, sendo um cargo que não é remunerado, mas com a boa vontade de todos agente consegue colocar o conselho pra funcionar. Muitas vezes deixa a desejar porque agente precisa fazer um trabalho em parceria com o Conselho Tutelar e com o CREAS- Centro de Referencia Especializado da Assistência Social. Mas eu acredito por conta das atribuições que os conselheiros têm tanto os conselheiros das organizações governamentais como da sociedade civil, todos eles ocupam outros cargos e são sobrecarregados e muitas vezes agente deixa de desenvolver ações que agente sabe que é importante para as nossas crianças e adolescente. Alguns conselheiros vão permanecer e ser reconduzidos, outros vão fazer parte do conselho a partir de agora. Mas eu desejo a todos que agente possa desenvolver um trabalho em parcerias”.

Durante o evento, a ex- presidenta do Conselho, Daniele de Morais, falou sobre os projetos e conquistas durante o ano de 2011.

Daniele Morais “Durante dois anos a frente do Comdica estivemos organizando fórum do selo UNICEF, campanha de erradicação do trabalho infantil como também combate ao abuso de exploração sexual. Nós temos muitas missões dentro do município ainda cadastramento de entidade que desenvolve trabalho com criança e adolescente. Neste ano de 2012 temos a Pastoral da Criança como membro do conselho, que desenvolve um trabalho muito direto com as famílias no estado de desnutrição. Desejando boa sorte aos conselheiros e dizer que não esperem, seja qual for o prefeito, não espere só pelo presidente, chame pras reuniões. Que o conselho é feito por cada conselheiro e que este conselheiro pode chegar e propor, que pra isso nossa secretaria que antes era a secretaria executiva, tinha uma experiência e sabe da importância do conselho e sabe da importância de um secretario executivo competente saiu pra secretaria mas Cleide indicou Aline, sendo que nós não vamos ter complicação a administração, para que possamos atuar de forma mais efetiva clara”.

O ato formalizado na Lei nº 10.025, de março de 2010 “resolve nomear os representante e seus respectivos suplentes junto ao Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente-Comdica”, do Prefeito de Solonópole, nomeou os seguintes Conselheiros representantes de Órgãos do Executivo e de Entidades da Sociedade Civil Organizada.

Poder Publico:

Secretaria Ação Social
Titular: Daniele de Morais Araujo
Suplente: Carla Luana Rodrigues Pinheiro

Secretaria Educação
Titular: Filomena Maria Maciel
Suplente: Antonio Kenis Pinheiro da Silva

Secretaria de Desporto
Titular: José Alriberto Rodrigues
Suplente: Alisson Adib Pinheiro

Secretaria da Cultura e Turismo
Titular: Maria Ambrosina Cavalcante Pinheiro
Suplente: Francisca Elina Pinheiro Amorim

Secretaria de Saúde
Titular: Antonia Lucicleia Pinheiro Almeida
Suplente: Iana Lara Pinheiro

Representante das Organizações da Sociedade Civil

Associação Recreativa de Solonópole-ARS
Titular: Luana Lopes Pinheiro
Suplente: Antonia Magna Silva Amorim

Conselho Escolar
Titular: Katia Maria da Silva
Suplente: Maria Edneuda Rabelo

Instituições Religiosas
Titular: Agamenon Patrício de Oliveira (Igreja Assembléia de Deus-Bela Vista)
Suplente: Zaqueu Costa dos Santos(IPB-Igreja Presbiteriana do Brasil)

Pastoral da Criança
Titular: Antonio Fernandes da Silva
Suplente: Ritevania da Silva Souza

Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole-FECS
Titular: José Valrinete Pinheiro
Suplente: Leonardo Pinheiro

A portaria publicada no Paço da Prefeitura Municipal de Solonópole, com data de 03 de abril de 2012.

Posteriormente será realizada uma reunião com os conselheiros para votarem e elegerem entre os representantes da área governamental e entidades participantes, a nova mesa diretora: Presidente, Vice-presidente, Secretário e 2º secretário. O mandato é do biênio 2012-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário