sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caminhada marca Dia de Luta contra exploração de crianças em Solonópole

Na manhã desta sexta-feira, 18, o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em Solonópole com caminhada pelas ruas da cidade. A mobilização, promovida pela Secretaria de Ação Social (SAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome tem por objetivo a sensibilização da população acerca desse tipo de violência.

A caminhada tem início previsto para as 8h, com saída do CREAS e Casa do idoso, encerrando-se com apresentações culturais das escolas e projetos sociais na até a Casa do Cidadão e Ilha Digital no centro da cidade. Além dos estudantes, professores e servidores das escolas públicas e particulares a sociedade foi convidada a participar do ato público no Centro de Solonópole.

Como parte da campanha, foi realizada anteriormente oficinas ministradas por profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e conselhos especializados durante a semana nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. O tema abordado foi o da campanha deste ano: Calar é permitir. Denunciar é combater!

Daniele Sá – Assistente Social “O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. No país inteiro todas as instituições voltadas para o trabalho com criança e adolescentes, movimentos em defesa dos direitos da criança e do adolescente, todos se unem para poder elaborar campanhas e eventos que possam fazer parte da luta contra o abuso da exploração das crianças e do adolescente fora a exploração sexual. Então o município de Solonópole esse ano o CREAS-Centro de Referência Especializado da Assistência Social junto com o Conselho Tutelar, Comdica em parceria com as escolas do município realizaram varias atividades ao longo do mês de maio. Na semana passada, durante toda a semana estávamos visitando as escolas de todos os distritos fazendo reuniões. Alguma das escolas tinha participação de pais, também não apareceram apenas alunos, mas os pais também participaram das reuniões, em outros locais foram apenas alunos. E aqui na sede agente também planejou uma atividade com adolescente do Projovem, com os meninos da AABB que vai além da bicicletada. Então assim a bicicletada aconteceu hoje, passeata, Caminhada, agente pegou os alunos das escolas e os alunos desses projetos e fomos fazer uma caminhada que saía da casa do idoso até a casa do cidadão. A campanha no município não encerrou ainda. Hoje como é propriamente o dia de combate agente fez esta atividade com os adolescentes e as crianças. Mas a Escola Fenelon ainda vai continuar com as atividades, ainda vai ter uma oficina de cordel ou revista em quadrinho. Uma revistinha que os próprios adolescentes vão criar com o tema do abuso e da exploração de combate tentando sensibilizar e na questão da denuncia. Então os adolescentes já estão mobilizados para desenharem e escreverem as historia. Vai ser divulgado o ganhador no mesmo dia que agente vai fazer a palestra com Dra. Karine que é Psicóloga do CRAS-Centro de Referência da Assistência Social vai falar sobre relacionamento afetivos em crianças e adolescentes, no auditório do CRAS, dia 25/05. E no dia 29/05 tem o encerramento também no CRAS. E ai o mês de maio vai ser todo tomado, agente desde o inicio do mês com essa campanha e até o final do mês agente continua. Esta sempre lembrando esta data importante principalmente no sentido de mobilizar e sensibilizar a população a denunciar os casos de abuso e exploração sexual que tiverem conhecimento”.

Secretaria de Ação Social, CREAS e Conselho Tutelar, Rua Antonio Valterno Nogueira, s/n, Centro. ctutelarsolonopole@hotmail.com 88-3518-1396 Secretaria Ação Social e Orelhão 88-3518-1452.

Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário