quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reunião da Casas do Açude Poço do Bento

Uma reunião para tratar de assuntos de moradia sobre as casas que ficarão alagados com a construção do tão sonhado açude Poço do Bento aconteceu nesta terça-feira, dia 19 de abril nas dependências da Associação Comunitária de Bela Vista.

Dentre os presentes marcaram presença o Prefeito Municipal, Dr. Antonio Valterno, Deputado Estadual Dr Leonardo Pinheiro.; Ex-prefeito Ubiratan Pinheiro, Ivanildo José da Silveira Coordenador do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - CMDS, suplente de vereadores, sócios e não sócios, presidente de associações, além dos moradores e beneficentes das proprietários de terras que abrange o açude Poço do Bento e o público em geral.

O que dizem as autoridades:

José Edvaldo Popularmente Valdo de Teofane - Presidente da Associação Comunitária Bela Vista do Sitio Poço do Bento - "O tamanho da importância dessa reunião agente não tem como calcular o tamanho dessa importância. É porque você sabe que o sonho de todos nós aqui é ter essa obra feita, claro ta saindo essa obra agora na gestão de Dr. Valterno que ele veio aqui só pra tirar mais as dúvidas da gente que agente tava com outras dúvidas. Agente tem agradecer a Deus foi e a quem fez esse projeto pra gente aqui".

Defendendo os interesses da comunidade

O Presidente da Associação Comunitária Bela Vista do Sitio Poço do Bento, José Edvaldo acrescentou ainda "Graças a Deus agente ta na luta aí na frente dessa associação e pelejamos, você sabe que a luta é grande, você já foi presidente e hoje participa, você sabe que a luta é muito grande pra você defender uma comunidade inteira dessa assim pelejando adquirir as coisas boas no município da gente, agente só tem muito agradecer".

Comunidade unida

Segundo Edvaldo "Graças a Deus a minha pendência é essa de unir as pessoas e unir a comunidade, porque sem a comunidade unida agente não vai a lugar nenhum.

Deputado Estadual Dr. Leonardo Pinheiro do Partido Republicano - "Uma das grandes saídas econômicas para que a população da região rural possa permanecer e morar em suas casas, produzir e ter uma boa qualidade de vida e poder sustentará sua família obviamente passa pela água, pela açúdagem. No Ceará diferentemente de outros estados francamente não tem projetos pra poços porosos como discutiu aqui. No Piauí tem terrenos, mais da metade do Piauí terreno poroso com muita água em subsolo, elaboraram na construção de poços. Más no Ceará temos o terreno cristalino, você cava aqui dois metros e dá na pedra. Quando encontra água não é de boa qualidade. Uma saída para o homem do campo para que possa produzir e tenha uma agricultura intensiva e criar gado bovino, suíno, ovino e encontrar meios de produzir tem que ter água".

Reivindicação da comunidade do Poço do Bento

"Uma das reivindicações da comunidade é a indenização das casas junto ao Governo do Estado estive com o Secretário das Cidades e nós já asseguramos a construção dessas casas e coloquei aqui pra comunidade que, se por ventura, haver algum imprevisto, alguma zebra, eu garantirei a construção dessas casas através de recursos do PCE que é recursos do governo do estado que destina a cada deputado".

Leonardo Pinheiro acrescentou que faz parte da Comissão de agropecuária; Comissão de Desenvolvimento Regional, recursos hídricos, mineração e pesca. e estará fundando no começo do mês de maio a Comissão de Convivência com o semi-árido.

Dr. Valterno "Um sonho muito antigo que o povo sonhava há mais de 50 anos a construção do açude Poço do Bento. Não existe mais a verba de indenização. Todos estão doando suas terras para a construção do açude e estamos preocupados com as casas que serem alagadas. O que fazer com estas casas? Estamos com o dinheiro empenhado em Brasília e o outro acordo do deputado Dr. Leonardo Pinheiro. E mais, quem for a comunidade do Poço do Bento e eu disse até pra eles, olha, pode aparecer pessoas que pode jogar conversa aqui, não se preocupe, qualquer dúvida nos convoque que aqui estarei presente".

Extraído das entrevistas feitas por Rosineudo Lima na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário