segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Erico Medeiros faz balanço de trabalhos realizados em Solonopole

Zoonoses – Vacinação anti-rábica que ocorre anualmente e que no ano de 2010 foi cancelado, recebi oficio no dia 14 de outubro de 2010, em que o Ministério da Saúde suspendeu preventivamente a Campanha de vacinação de cães e gatos. Porque o laboratório que foi testado a nova vacina raipec, produzido pelo laboratório da biovec, os animais estavam apresentando vários efeitos graves, inclusive morte.

Raiva Humana – No ceará existe o terceiro caso da doença no Brasil. Destes três casos, dois ocorreram no Ceará. O primeiro no inicio do ano, em setembro, aconteceram na cidade de Chaval, um rapaz de 26 anos foi mordido por uma cadela que nunca tinha sido vacinada, então desenvolveu a doença e veio a óbito.

Outro caso recentemente aconteceu aqui de um menino de 11 anos, no município de Ipu. O menino esta internado no hospital São José em Fortaleza, estão sendo feitas investigações, aguardando o resultado do exame para confirmar se contraiu através de um sagüi, conhecido como soin.

Dengue – não tivemos nenhum caso humano ate o momento notificado. Os guardas de endemias iniciaram agora o sexto ciclo com previsão de ser encerrado no dia 22 ou 23 de dezembro de 2010.

Encontramos apenas um deposito contaminado mesmo no segundo ciclo onde este depósito já foi eliminado. Dengue no município, estamos a parche do que é recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1%, e estamos com o índice de 0,06%.

Campanha de Chagas – Esse ano foi um pouco prejudicado. Nós não fizemos os 100% no município como ela estava programada, por motivos de termos feito a parte de leismaniose, que é uma campanha importante que faz no município, porque no município não tinha nenhum dado, se chegasse procurando por informação ninguém saberia dizer, quais áreas eram de riscos, onde tinha e onde não tinha leismaniose, onde fizemos da seguinte maneira: duas semanas trabalhávamos a leismaniose e as outras duas semanas a Campanha de Chagas. Fizemos quase 70% do município.

Para 2011 conversei com Antonio Vitorino Có – Supervisor de Endemias, começaremos nestes 30% que ficaram faltando pra fecharmos 100% no ano de 2011.

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário