terça-feira, 7 de julho de 2009

SAAE de Solonópole

Quimica do SAAE presta exclarecimento sobre qualidade da água do municipio.

O Reporter do Povo Antonio Elanio entrevistou na ultima sexta -feira, 03 de julho de 2009 a quimica do SAAE -Serviço Autonomo de Agua e Esgoto do municipio de Solonópole-Ceará, sobre a qualidade da água que a população esta consumindo.

Segundo Danielle Rabelo Costa - Quimica crq 10100139, "desde 01 de abril de 2009, nós estamos aqui com o projeto e com o estudo da troca de todos os materiais dos filtros existentes na cidade de solonópole. Nós começamos com o Distrito de assunção e passamos agora para o Distrito de Cangati e que posteriormente acontecerá também no Distrito de São José. Essa troca de areia é necessaria de acordo com a utilização desse filtro. O historico que recebi é que durante oito (08) anos, não teria sido trocado essa referida e ja mencionada areia.

Analise do mês de maio

A analise do mês de maio que deu 100%, quer dizer que a agua de solonópole não esta ok, mas estamos fazendo um estudo para melhorar ainda mais, com relação a bacteria e esta propria para o consumo humano, potavel.

No caso do sitio junco que não é atendido pelo SAAE, eles já tomaram as providencias para ajustar a qualidade da agua. Pois a mesma é dividida em dois padrões, tanto fisico-quimico quanto microbiologico.

O fisico-quimico é couto, bidez, ph e o microbiologico é com relação a bacterias, no caso, cloriformes totais e cloriformes fecais.

Pontos que deram resultados insatifatorio no tocante a parte fisico-quimico, turbidez, que é decorrente da chuva, por isso que nós estamos fazendo um estudo com a troca do material de filtros de areia, para que ocorra essa melhoria.

Oficio da Secretaría de Saúde

Recebemos um oficio na ultima quinta-feira, dia 02 de julho de 2009, da Secretaria de Saude, onde ela nos mostra varias cidades com relação ao problema da agua.

Em Solonopole se mostrou a melhor agua da região. Fator muito bom pra nós. Mas temos que melhorar ainda mais.

A diretora do SAAE Marla Silveira tem se mostradosempre presente e estado em todo momento, sempre procurando tudo fazer. Apesar de não dar pra fazer tudo 100 %, mas agente tem muitos trabalhos a serem projetados.

Em primeira mão comunicamos que conseguimos comprarmos três (03) equipamentos para montarmos um mini-laboratorio em solonopole, pois nossa cidade esta mais proxima com a qualidade. Isto quer dizer que hoje temos a resposta imediata do que anteriormente, com o nosso mini-laboratorio na questão de ajuste de dosagem, salientando que a dosagem e ajuste eram feito, só que agora com uma pessoa mais proxima da parte tecnica que nunca existiu aqui no saae, isso fica mais facil de ajuste mais rapido. A probabilidade de obter um resultado errado agora é muito pequeno.

Apoio do Prefeito

Apoio do Prefeito Dr. Valterno sempre liga pra saber dos resultados, como esta sendo aplicado os ajustes de dosagem e sempre se propõe a participar desses projetos. Ja estamos programando uma reunião pra ele ver de mais perto o que esta acontecendo no saae o saber o que ele pode no ajudar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário