segunda-feira, 6 de julho de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SOLONÓPOLE - I COMESOL 2009






A I COMESOL - 1ª Conferência Municipal de Educação de Solonópole - ocorrida nesta terça-feira, 30 de junho de 2009, rendeu ótimos resultados que irão nortear as decisões e os rumos da educação no Brasil.

Isto pelo fato de ocorrerem, depois deste ciclo de conferências municipais, as conferências estaduais e, por conseguinte, a CONAE 2010 - Conferência Nacional de Educação agendada para acontecer em abril do ano vindouro. A COMESOL teve por principais objetivos:

• Promover a construção conjunta de uma educação qualitativa de forma articulada;
• Propiciar condições articuladas de propostas para a Educação Básica em todas as suas etapas as suas etapas e modalidades de ensino;
• Viabilizar a participação da sociedade civil nas políticas pautadas pela justiça social, pelo trabalho, pela inclusão social e pelo o respeito à diversidade;
• Consolidar o sistema Municipal de Educação para assegurar as políticas e mecanismos necessários à garantia da valorização dos profissionais da educação, em sua formação inicial e continuada.

O tema central da COMESOL foi condizente com o tema da CONAE "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação". Foram trabalhados 6 eixos com temas que favoreceram a reflexão da realidade do município:
EIXO I – papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;
EIXO II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;
EIXO III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar;
EIXO IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação;
EIXO V – Financiamento da Educação e Controle Social;
EIXO VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Foram palestrantes durante a manhã da conferência, a Profª. Maria do Socorro Bezerra Leal, que na oportunidade também representou o coordenador da CREDE 14 - Senador Pompeu - Célio Pinheiro; o Prof. Geraldo Junior, também da CREDE 14; e o Prof. Francisco Erivaldo Pinheiro, filho de Solonópole.

Delegados escolhidos em assembléias realizadas em cada escola da rede municipal deliberaram futuras melhorias para a educação de nosso país. A programação inicou-se com a saudação às autoridades presentes, apresentação de peça teatral sobre o trabalho infantil realizada por alunos da Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro, seguida das palestras com os eixos temáticos.

Contate-nos: Fone/fax: (88) 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com kenispinheirosilva@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário