quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cearense é preso com 4 mil cartões clonados no RJ

Um estelionatário cearense, apontado como um dos ´cabeças´ de uma quadrilha interestadual de clonadores de cartões de crédito, foi capturado, ontem, no Rio de Janeiro. Em poder de Bento Paiva de Carvalho, 41, natural de Santa Quitéria (a 225Km de Fortaleza), os agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), comandados pelo delegado Roberto Nunes, encontraram cerca de quatro mil cartões clonados escondidos nas bagagens.

Bento Carvalho foi localizado pela Polícia fluminense hospedado em apart-hotel de frente para a Praia da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Além dos cartões, a Polícia encontrou também dois computadores portáteis e uma impressora, equipamentos que o acusado utilizava na produção dos cartões clonados de clientes.

Para chegar ao acusado, a Polícia do Rio de Janeiro iniciou uma investigação que já durava cerca de dois meses. Ontem, na hora do cerco, os agentes da DRF receberam o apoio de patrulhas do 18º e 31º

batalhões da Polícia Militar. Havia a suspeita de que outros integrantes da rede criminosa também estivessem no apart-hotel e poderiam portar armas. Mas, o cearense estava só.

No Ceará

Segundo as investigações da Polícia do Rio, o grupo é o responsável por golpes em vários Estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. A quadrilha teria, por último, tentado montar uma base no Rio, se hospedando na orla marítima.

Em Fortaleza, a prisão do cearense foi confirmada pelo delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). Consta na ficha criminal do acusado que ele já esteve preso naquela Especializada, por prática de crime de estelionato.

De Santa Quitéria, sua terra natal, Bento Paiva de Carvalho agiu em Fortaleza e, em seguida, teria partido para o Sudeste do País - utilizando documentos falsificados - onde se juntou a golpistas de outros Estados e se ´especializou´ na clonagem de cartões.

No Ceará, diversos ´cartãozeiros´ foram presos nos últimos anos, em operações das polícias Federal, Civil e Militar. Em pelo menos duas grandes ações, batizadas de operações ´Clone´ e ´Dublê´, duas organizações criminosas foram desarticuladas. Uma delas era chefiada por Luís Mário Alves Bezerra, que acabou sendo assassinado, em novembro de 2007, em sua terra natal, o Município de Solonópole.
Verdes Mares
15/07/2009 05:16h
Leia mais sobre:Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário