quinta-feira, 12 de março de 2009

Solonópole – Capital do Estado do Ceará

11.03.2009
Um dia para entrar na história.

Como diz o título acima, na última terça-feira, 10 de março de 2008, o município de Solonópole transformou-se, mesmo que por apenas um dia, na capital do Estado do Ceará. Tal fato deve-se a honrosa visita do Governo Itinerante a este município.

O Governo Itinerante é um programa de interação do Governo do Estado do Ceará que desloca, provisoriamente, a sede da Administração Estadual para o interior do Estado, com o objetivo maior de aproximar o interior da capital. No caso de Solonópole, como bem destacou o Governador Cid Gomes em seu pronunciamento, o município não apenas sediou o programa nesta terça-feira, como também se transformou, temporariamente, na capital administrativa do Estado do Ceará, contando com a presença do Governador do Estado, de todo o Secretariado Estadual e ainda uma relevante prestação de serviços (Caminhão do Cidadão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; posto avançado do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN); unidade móvel do SINE/STDS; dentre outros).
A recepção
O Governador Cid Gomes foi recepcionado pelo prefeito do município, Dr. Valterno Nogueira, e conduzido ao ginásio poliesportivo José Atualpa Pinheiro Landim, onde seria realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras (Nacional, Estadual e do Município) e instalada a sede do Governo do Estado do Ceará. Além do Exmo. Governador, e de todo o secretariado estadual, a cerimônia foi acompanhada por prefeitos e secretários municipais das cidades vizinhas, deputados, lideranças da região, diversas autoridades locais e ainda o público em geral (presente em grande número). Durante toda a manhã, acompanharam atentamente as deliberações (assinados termos e convênios; entregue doações; dentre outros) do governador Cid Gomes e participaram ainda de uma audiência pública com o mesmo, sobre o tema “Agricultura, Emprego e Renda”. Após a audiência pública, o Governador participou de um almoço com convidados (secretários, prefeitos, autoridades e outros), realizado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do município. Em seguida, foram realizadas visitas ao aterro sanitário, a delegacia de polícia, as unidades de saúde e ainda a obra de construção da Rodovia CE-153 (trecho Solonópole-Banabuiu); e ainda realizados Fóruns de participação com os secretários estaduais nas escolas Fenelon, Aníbal e José Oster. Oportunidade de Reivindicação“Melhor do que simplesmente mencionar as necessidades de seu município é mostrá-las” . Para Solonópole, a instalação provisória do Governo do Estado no município representou, além de toda uma interação Governo-Município, uma oportunidade maior de reivindicação; ao tempo que os governantes puderam constatar “in loco” algumas carências e dificuldades, como a precária condição estrutural do atual prédio onde funciona a delegacia local (observar, aqui, que o atual prefeito do município, Valterno Nogueira, há algumas semanas vem, literalmente, “correndo” atrás de recursos que possam viabilizar uma reforma deste prédio, ou até mesmo a construção de um novo). Agora é aguardar...
Antonio Elanio o reporter do povo em www.solonopole.ce.gov.br
Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário